PICHAR, PIXAR, GRAFITAR, COLAR: OS DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES SOBRE AS PICHAÇÕES NAS ESCOLAS ANALISADOS NA PERSPECTIVA AMBIENTAL E LIBERTÁRIA

Autores

  • Rodrigo Barchi Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Educação ambiental, educação libertária, pichações nas escolas, conversas no cotidiano, narrativas ficcionais.

Resumo

A pichação é uma forma de escrita feita nas paredes e carteiras escolares, muitas vezes com caracteres indecifráveis e sempre mutáveis, causando, no mínimo, desconforto, por não serem passíveis de compreensão, assimilação ou aniquilação. Mas ela também pode ser considerada arte e intervenções políticas anônimas, cujos autores vêem a escola como um suporte. Este trabalho aborda e discute os discursos realizados nas conversas cotidianas sobre as pichações nas escolas, analisados sob a possibilidade de uma educação ambiental de enfoque libertário.

Biografia do Autor

Rodrigo Barchi, Universidade de Sorocaba

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Especialista em Educação Ambiental pela USP/ São Carlos. Licenciado em Geografia, pela Universidade de Sorocaba. Professor contratado do Centro de Pesquisa Educacional e Colégio Vesper Ressurreição.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Barchi, R. (2007). PICHAR, PIXAR, GRAFITAR, COLAR: OS DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES SOBRE AS PICHAÇÕES NAS ESCOLAS ANALISADOS NA PERSPECTIVA AMBIENTAL E LIBERTÁRIA. Revista Teias, 8(14-15), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24016