O MITO NO CINEMA: ALGUMAS POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS

Autores

  • Cláudia Cerqueira do Rosário Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Mito, cinema, análise fílmica.

Resumo

Este trabalho é a exposição de algumas questões pertinentes à pesquisa “O Mito no Cinema”, desenvolvido no âmbito do NULMI – Núcleo de Linguagens e Mídias /CCH/UNIRIO. Busca, através do recurso à análise fílmica e do uso e compreensão da obra cinematográfica como texto, identificar os diversos elementos que remetem a temas da ordem do mito, seja no que tange às representações de narrativas míticas tradicionais, seja no que tange às representações onde são reconstruídos e/ou perpetuados aspectos essenciais do mito. Para isto, constrói uma reflexão conceitual acerca do mito e a identificação de suas características fundamentais. A partir desta reflexão, aponta para a possibilidade interpretativa de algumas obras cinematográficas que podem contribuir para a discussão e compreensão das questões envolvidas nas diversas abordagens acerca do tema.

Biografia do Autor

Cláudia Cerqueira do Rosário, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistente IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Rosário, C. C. do. (2007). O MITO NO CINEMA: ALGUMAS POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS. Revista Teias, 8(14-15), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24015