IMAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS: O CELULAR NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Solange Castellano Fernandes Monteiro Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz
  • Tereza Cristina C. Correa Teixeira Faculdade Geremário Dantas

Palavras-chave:

Cotidiano, tecnologias, currículos, alfabetização.

Resumo

O presente texto pretende apresentar uma pesquisa com professoras das chamadas classes de alfabetização e apresentar algumas percepções de professoras a respeito do uso dos celulares nas escolas. Somando-se a isso, apresentaremos algumas histórias cotidianas de alunas do curso de Pedagogia de uma instituição privada narradas durante o estudo realizado. No decorrer do texto, nos deteremos na questão do estudo do cotidiano buscando um entendimento metodológico e reflexão daquilo que, até então, não percebíamos nas salas de aula. Procuramos desenvolver uma discussão sobre como vamos produzindo novas/velhas culturas a partir do convívio com as novas tecnologias e de seus usuários. Por último, relataremos as observações registradas a partir do estudo realizado durante o ano de 2006, em situações diferenciadas, com o uso do celular no cotidiano das mesmas. O pressuposto deste ensaio é o de que um trabalho preocupado com a inclusão digital e a alfabetização deveria abordar, simultaneamente, a questão das aprendizagens da leitura, da escrita e das novas tecnologias, não como processos paralelos e/ou distintos, mas deveriam estar concomitantes e complementares em situações didáticas que possibilitem às crianças cada vez mais a discussão e tessitura de conhecimentos sobre a linguagem e sobre o uso do celular na sala de aula.

Biografia do Autor

Solange Castellano Fernandes Monteiro, Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora do segundo segmento do ensino fundamental da ABMSA – Instituto Santo Antônio. Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Geremário Dantas, coordenadora da Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade Geremário Dantas.

Tereza Cristina C. Correa Teixeira, Faculdade Geremário Dantas

Professora da Faculdade Geremário Dantas.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Monteiro, S. C. F., & Teixeira, T. C. C. C. (2007). IMAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS: O CELULAR NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Teias, 8(14-15), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24014