IMAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DAS ESCOLAS: O CELULAR NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente texto pretende apresentar uma pesquisa com professoras das chamadas classes de alfabetização e apresentar algumas percepções de professoras a respeito do uso dos celulares nas escolas. Somando-se a isso, apresentaremos algumas histórias cotidianas de alunas do curso de Pedagogia de uma instituição privada narradas durante o estudo realizado. No decorrer do texto, nos deteremos na questão do estudo do cotidiano buscando um entendimento metodológico e reflexão daquilo que, até então, não percebíamos nas salas de aula. Procuramos desenvolver uma discussão sobre como vamos produzindo novas/velhas culturas a partir do convívio com as novas tecnologias e de seus usuários. Por último, relataremos as observações registradas a partir do estudo realizado durante o ano de 2006, em situações diferenciadas, com o uso do celular no cotidiano das mesmas. O pressuposto deste ensaio é o de que um trabalho preocupado com a inclusão digital e a alfabetização deveria abordar, simultaneamente, a questão das aprendizagens da leitura, da escrita e das novas tecnologias, não como processos paralelos e/ou distintos, mas deveriam estar concomitantes e complementares em situações didáticas que possibilitem às crianças cada vez mais a discussão e tessitura de conhecimentos sobre a linguagem e sobre o uso do celular na sala de aula.
Palavras-chave
Cotidiano; tecnologias; currículos; alfabetização.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias