CURRÍCULO COMO PRÁTICA CULTURAL, BUROCRACIA E O LUGAR DO COMPUTADOR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Palavras-chave:
Currículo, computador, práticas culturais.Resumo
O propósito deste ensaio é colocar em questão a presença do computador nas escolas à luz da compreensão do currículo como prática cultural e da discussão das conexões entre burocracia e currículo. Nesta análise, observa-se que a burocracia é marcada por um modo de organização racional da produção material e por um caráter simbólico, no campo cultural. Nesse sentido, a lógica da burocracia é ambivalente. Utilizando-se dessa ambivalência para situar o computador no currículo, conclui-se que embora seu mecanismo de funcionamento favoreça a burocracia, ele não se restringe a essa lógica: o computador pode ser atravessado por lógicas mais potencializadoras no sentido de proporcionar que as pessoas enxerguem o lugar em que se encontram no mundo, indaguem sobre a legitimidade de sua posição e tenham condições de se deslocar para espaços e tempos mais favoráveis. Portanto, não é possível definir um lugar fixo para o computador nos currículos, mas quanto mais marginal e periférico for o seu lugar e mais central o lugar do mundo e das pessoas, maior será seu potencial de romper a lógica burocrática.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
Oliveira, O. V. de, & Destro, D. de S. (2007). CURRÍCULO COMO PRÁTICA CULTURAL, BUROCRACIA E O LUGAR DO COMPUTADOR NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Teias, 8(14-15), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24007
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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