CURRÍCULO COMO PRÁTICA CULTURAL, BUROCRACIA E O LUGAR DO COMPUTADOR NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Ozerina Victor de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Denise de Souza Destro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Currículo, computador, práticas culturais.

Resumo

O propósito deste ensaio é colocar em questão a presença do computador nas escolas à luz da compreensão do currículo como prática cultural e da discussão das conexões entre burocracia e currículo. Nesta análise, observa-se que a burocracia é marcada por um modo de organização racional da produção material e por um caráter simbólico, no campo cultural. Nesse sentido, a lógica da burocracia é ambivalente. Utilizando-se dessa ambivalência para situar o computador no currículo, conclui-se que embora seu mecanismo de funcionamento favoreça a burocracia, ele não se restringe a essa lógica: o computador pode ser atravessado por lógicas mais potencializadoras no sentido de proporcionar que as pessoas enxerguem o lugar em que se encontram no mundo, indaguem sobre a legitimidade de sua posição e tenham condições de se deslocar para espaços e tempos mais favoráveis. Portanto, não é possível definir um lugar fixo para o computador nos currículos, mas quanto mais marginal e periférico for o seu lugar e mais central o lugar do mundo e das pessoas, maior será seu potencial de romper a lógica burocrática.

Biografia do Autor

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso.

Denise de Souza Destro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Minas e professora titular da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Oliveira, O. V. de, & Destro, D. de S. (2007). CURRÍCULO COMO PRÁTICA CULTURAL, BUROCRACIA E O LUGAR DO COMPUTADOR NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Teias, 8(14-15), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24007

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua