PROFESSOR E INTERNET: A CONCEPÇÃO DE PESQUISA ESCOLAR EM AMBIENTES INFORMATIZADOS

Autores

  • Luciano Roberto Rocha Universidade Federal do Paraná
  • Gláucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Concepção de pesquisa, formação de professores, tecnologia na educação.

Resumo

O presente estudo analisa as concepções de pesquisa que permeiam o trabalho de professores quando propõem atividades utilizando a internet como fonte de informação. O estudo buscou compreender os motivos que levam alguns professores a manifestar uma visão reducionista de pesquisa, tomada como mera cópia, síntese, reprodução ou repasse de conteúdos, sem que se reflita de forma crítica sobre a sua real importância na prática docente. A investigação foi realizada com doze professores de um colégio particular do município de Castro, no Estado do Paraná, localizado a aproximadamente 150 quilômetros de Curitiba. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e posterior realização de entrevistas semi-estruturadas. Apesar de todos reconhecerem a importância da pesquisa no processo educativo, os depoimentos revelaram pontos incoerentes entre o conceito de pesquisa e as práticas refletidas em suas ações docentes. Os significados que emergem dos depoimentos dos professores sobre a pesquisa em sala de aula parecem demonstrar que, embora exista o interesse e a compreensão da importância da pesquisa para o processo educativo, existe uma grande dificuldade em viabilizar, na prática, ações que realmente reflitam o caráter emancipatório da pesquisa. O estudo mostrou, ainda, que a transformação na concepção de pesquisa é fundamental para que os sujeitos consigam explorar melhor qualquer recurso tecnológico na prática educativa.

Biografia do Autor

Luciano Roberto Rocha, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do Centro Educacional de Castro e membro do Departamento de Tecnologia da Prefeitura Municipal de Castro.

Gláucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Rocha, L. R., & Brito, G. da S. (2007). PROFESSOR E INTERNET: A CONCEPÇÃO DE PESQUISA ESCOLAR EM AMBIENTES INFORMATIZADOS. Revista Teias, 8(14-15), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24006

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua