PROFESSOR E INTERNET: A CONCEPÇÃO DE PESQUISA ESCOLAR EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Resumo
O presente estudo analisa as concepções de pesquisa que permeiam o trabalho de professores quando propõem atividades utilizando a internet como fonte de informação. O estudo buscou compreender os motivos que levam alguns professores a manifestar uma visão reducionista de pesquisa, tomada como mera cópia, síntese, reprodução ou repasse de conteúdos, sem que se reflita de forma crítica sobre a sua real importância na prática docente. A investigação foi realizada com doze professores de um colégio particular do município de Castro, no Estado do Paraná, localizado a aproximadamente 150 quilômetros de Curitiba. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e posterior realização de entrevistas semi-estruturadas. Apesar de todos reconhecerem a importância da pesquisa no processo educativo, os depoimentos revelaram pontos incoerentes entre o conceito de pesquisa e as práticas refletidas em suas ações docentes. Os significados que emergem dos depoimentos dos professores sobre a pesquisa em sala de aula parecem demonstrar que, embora exista o interesse e a compreensão da importância da pesquisa para o processo educativo, existe uma grande dificuldade em viabilizar, na prática, ações que realmente reflitam o caráter emancipatório da pesquisa. O estudo mostrou, ainda, que a transformação na concepção de pesquisa é fundamental para que os sujeitos consigam explorar melhor qualquer recurso tecnológico na prática educativa.
Palavras-chave
Concepção de pesquisa; formação de professores; tecnologia na educação.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias