A LINGUAGEM NO ORKUT E NA SALA DA AULA: DESVELANDO UM COMPORTAMENTO LINGÜÍSTICO DOS JOVENS

Autores

  • Robson Fonseca Simões Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca

Palavras-chave:

Juventude, linguagem e subjetividade.

Resumo

Este estudo tem como objetivo tentar compreender um comportamento lingüístico na escrita dos jovens em sala de aula, assim como no espaço virtual criado pelos próprios alunos, a saber, no orkut, para deixá-los informados, instruídos e vinculados na vida escolar e social. Defendemos a hipótese de que estas especificidades lingüísticas constroem diferentes identidades ao longo do tempo, contribuindo, assim, ao entendimento de que o uso da linguagem revela diferentes graus de funcionamento cujos mecanismos normativos nem sempre estão presentes. Trazemos, para nos ajudar na discussão, autores como Mikhail Bakhtin, Wanderley Geraldi, Pierre Lévy e Maria Tereza de Freitas, que ajudam a perceber que a língua não é algo imóvel, morto ou petrificado da vida social, mas move-se continuamente e seu desenvolvimento segue a vida social. Minha atenção para o chamado internetês foi despertada há algum tempo, na prática do curso de língua portuguesa, em uma escola pública do Rio de Janeiro. Percebemos a utilização constante dessa nova manifestação lingüística nas composições e demais atividades em sala de aula. E longe dela, na comunidade do orkut, multiplicam-se exemplos de uma linguagem extravagante com indícios de uma língua produzida com apelo subjetivo. Assim, muito mais do que respostas, a nossa expectativa é de suscitar questionamentos que nos levem a repensar sobre um comportamento lingüístico, sobretudo o contemporâneo, considerando, talvez, que os jovens locutores clamam por novidades, desejando um mundo cujas palavras sejam as suas armas e a língua a sua força.

Biografia do Autor

Robson Fonseca Simões, Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca

Mestre em Educação. Professor de Língua portuguesa e Literatura brasileira no CEFET Química-RJ, na Escola Americana ICS-RIO, nos ensinos médio e fundamental. Pesquisador e colaborador do Grupo GPIME – Infância, Mídia e Educação do ProPEd-UERJ. e-mail: fonsim2000@hotmail.com.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Simões, R. F. (2007). A LINGUAGEM NO ORKUT E NA SALA DA AULA: DESVELANDO UM COMPORTAMENTO LINGÜÍSTICO DOS JOVENS. Revista Teias, 8(14-15), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24004

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua