INFORMÁTICA EDUCATIVA E PROTAGONISMO JUVENIL: O PROJETO “JOVENS NAVEGANDO PELA CIDADE”

Autores

  • Márcio Fagundes Alves Universidade Salgado de Oliveira/Juiz de Fora/MG.
  • Rita de Cássia Florentino Universidade Estácio de Sá/Juiz de Fora/MG.
  • Rosilana Aparecida Dias Faculdade Metodista Granbery

Palavras-chave:

Informática, educação, protagonismo juvenil.

Resumo

A emergência das novas tecnologias da informação e da comunicação exige um (re)pensar do processo educativo. Nesse contexto, a informática na educação apresenta-se como um instrumento de dinamização da prática pedagógica, fomentando a possibilidade de educadores e educandos se verem como sujeitos do processo histórico. O projeto “Jovens Navegando pela Cidade” – utilizando-se dos meios midiáticos e dos conceitos de território e pertencimento – propõe construir uma prática educativa pautada no princípio do protagonismo juvenil.

Biografia do Autor

Márcio Fagundes Alves, Universidade Salgado de Oliveira/Juiz de Fora/MG.

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor da Rede Municipal de Juiz de Fora. Coordenador do Curso de História da Universidade Salgado de Oliveira/Juiz de Fora/MG.

Rita de Cássia Florentino, Universidade Estácio de Sá/Juiz de Fora/MG.

Especialista em Educação e Novas Tecnologias – Estácio de Sá – Juiz de Fora/MG. Professora da Rede Municipal de Juiz de Fora. Coordenadora de Informática do Projeto “JF nos trilhos da Paz”

Rosilana Aparecida Dias, Faculdade Metodista Granbery

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ. Professora da Faculdade Metodista Granbery. Professora da Universidade Estácio de Sá. Professora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO – JF) e professora da rede Municipal de Juiz de Fora. Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa da Faculdade Metodista Granbery "Memória, Imaginário Social e Identidade".

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Alves, M. F., Florentino, R. de C., & Dias, R. A. (2007). INFORMÁTICA EDUCATIVA E PROTAGONISMO JUVENIL: O PROJETO “JOVENS NAVEGANDO PELA CIDADE”. Revista Teias, 8(14-15), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24003

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua