COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE UM IMPERATIVO PARA A ESCOLA NOS ANOS 1980

Autores

  • Luís Henrique Sommer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Computador, construção discursiva, educação pública.

Resumo

O artigo examina um conjunto de estratégias, sobretudo discursivas, que teriam estabelecido o imperativo da informatização, que viria a condicionar a utilização de computadores na rede municipal de ensino do município gaúcho de Novo Hamburgo nos anos 1980. Com base nos estudos culturais em sua vertente foucaultiana, demonstro e analiso como a informatização da educação pública da Cidade entra cena, passa a ser pensada. Ao longo do texto, examino o discurso da campanha jornalística, de apregoado caráter comunitário, Projeto Agora: a conquista do computador, posta em curso sob a coordenação do jornal da Cidade. Ferramentas conceituais extraídas da teorização foucaultiana permitiram-me focalizar a referida campanha como uma estratégia de governamento da população da Cidade, ao demonstrar a montagem de um aparato discursivo estratégico, empenhado em seduzir a população através de um conjunto de enunciados produzidos segundo regras estritas que a própria campanha vinha estabelecendo. Finalmente, discuto as conexões entre computadores na educação e a vida econômica da Cidade, demonstrando que inserir computadores na educação da Cidade significava muito mais investir em tecnologia e na produção de sujeitos capazes de garantir a continuidade da trajetória de progresso e desenvolvimento econômico da Cidade industrial, e menos uma questão de educação.

Biografia do Autor

Luís Henrique Sommer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Sommer, L. H. (2007). COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE UM IMPERATIVO PARA A ESCOLA NOS ANOS 1980. Revista Teias, 8(14-15), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24002

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua