PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DO DIGITAL

Autores

  • Tania Dauster Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Dione Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Leitura, escrita, suporte digital.

Resumo

A chamada Revolução Digital vem desenvolvendo novas linguagens, estratégias e possibilidades, transformando radicalmente a história da escrita. É neste contexto que se insere a reflexão que propomos neste trabalho: verificar os usos, representações e práticas da escrita e da leitura, nos suportes digitais e papel (manuscritos e impressos), por parte de professores universitários. Serão abordadas questões como: Quais são as escritas destes professores? Quais os suportes utilizados? Como os professores vêm lidando com estas transformações? O que lêem e escrevem nos distintos suportes? Após análise dos relatos, observamos que a maioria dos entrevistados pratica a escrita à mão com regularidade e também faz uso da escrita digital nas suas atividades diárias como docente. Há, no entanto, diferenças quanto aos usos e funções de ambas as escritas. Notamos que para a comunicação rápida e objetiva, a escrita eletrônica, através dos e-mails, é um recurso amplamente utilizado. Para construções teóricas mais elaboradas, no entanto, como a construção de um artigo, por exemplo, os professores, em sua maioria, disseram utilizar-se de um rascunho prévio feito à mão. Por que isto ocorre? Trabalhamos com a hipótese de que isto se deve tanto à necessidade da aprendizagem de novas técnicas intelectuais para lidar com o novo suporte, quanto ao apego às práticas familiares e agradáveis, já interiorizadas, da escrita feita à mão.

Biografia do Autor

Tania Dauster, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro de corpo editorial do Espaço (INES).

Dione Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em educação do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-RJ.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Dauster, T., & Amaral, D. (2007). PRÁTICAS LEITORAS E ESCRITORAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM TEMPOS DO DIGITAL. Revista Teias, 8(14-15), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24001

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua