NAS FALAS DE JOVENS, PISTAS PARA ENTENDIMENTO DA RECEPÇÃO TELEVISIVA

Autores

  • Geni Amélia Nader Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Cotidiano, recepção, televisão, mediações.

Resumo

Este estudo assume o cotidiano como espaçotempo instigante para estudo, constituído de situações repletas de surpresas, convidando-nos a pensar o relacionamento dos usuários com a tecnologia para muito além do consumo receptáculo. Apresenta achados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na cidade de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), sobre o relacionamento de jovens com a televisão. Ao mergulhar no cotidiano desse grupo, a investigação realizada traz à cena as intrincadas redes que aí se tecem, colaborando para que esses jovens dialoguem de forma variada com a tecnologia e se constituam praticantes singulares e criativos. Permite observar como o usuário retrabalha o que foi apresentado pela TV e, em função de suas experiências e das mediações às quais está vinculado, produz, fabrica e inventa. Sem pretender generalizar seus achados, ou mesmo ignorar ou menosprezar o poder televisivo, este estudo chama atenção para de negociação de sentido que se dá entre emissor e receptor e para pequenos/grandes detalhes com freqüência ignorados pelos modelos hegemônicos de investigação.

Biografia do Autor

Geni Amélia Nader Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora titular da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, professora titular da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo e professora do Colégio Nossa Senhora das Dores, em Nova Friburgo.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Vasconcelos, G. A. N. (2007). NAS FALAS DE JOVENS, PISTAS PARA ENTENDIMENTO DA RECEPÇÃO TELEVISIVA. Revista Teias, 8(14-15), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24000

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua