ESCOLA E MUSEU DE ARTE: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DAS CRIANÇAS

Autores

  • Maria Teresa Jaguaribe Alencar de Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação, infância, museu de arte.

Resumo

O presente artigo procura refletir sobre a relação das escolas com os museus de arte e defender a parceria como ferramenta fundamental para a formação cultural e artística das crianças. Tem origem numa pesquisa realizada em museu de arte focando as crianças, os jovens e os professores que aderiram, em visitas escolares, ao programa educativo, e os profissionais responsáveis por esse atendimento. A partir da observação direta de registros escritos e de imagens, a pesquisa buscou conhecer e compreender as interações entre crianças, jovens, adultos e obras de arte no espaço do museu e refletir sobre essas interações no que se referem ao desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade de apreciação crítica. Reconhecendo a infância como uma construção social e compreendendo as crianças e jovens como atores sociais, procurou, no referencial teórico da Sociologia da Infância, na filosofia antropológica de Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich Vigotsky, as bases fundamentais de interpretação.

Biografia do Autor

Maria Teresa Jaguaribe Alencar de Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Mestre em Educação pela PUC-RJ. Diretora da Escola Sá Pereira.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Moura, M. T. J. A. de. (2007). ESCOLA E MUSEU DE ARTE: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DAS CRIANÇAS. Revista Teias, 6(10-11), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23992