ESCOLA E MUSEU DE ARTE: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DAS CRIANÇAS
Resumo
O presente artigo procura refletir sobre a relação das escolas com os museus de arte e defender a parceria como ferramenta fundamental para a formação cultural e artística das crianças. Tem origem numa pesquisa realizada em museu de arte focando as crianças, os jovens e os professores que aderiram, em visitas escolares, ao programa educativo, e os profissionais responsáveis por esse atendimento.
A partir da observação direta de registros escritos e de imagens, a pesquisa buscou conhecer e compreender as interações entre crianças, jovens, adultos e obras de arte no espaço do museu e refletir sobre essas interações no que se referem ao desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade de apreciação crítica.
Reconhecendo a infância como uma construção social e compreendendo as crianças e jovens como atores sociais, procurou, no referencial teórico da Sociologia da Infância, na filosofia antropológica de Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich Vigotsky, as bases fundamentais de interpretação.
A partir da observação direta de registros escritos e de imagens, a pesquisa buscou conhecer e compreender as interações entre crianças, jovens, adultos e obras de arte no espaço do museu e refletir sobre essas interações no que se referem ao desenvolvimento da sensibilidade estética e da capacidade de apreciação crítica.
Reconhecendo a infância como uma construção social e compreendendo as crianças e jovens como atores sociais, procurou, no referencial teórico da Sociologia da Infância, na filosofia antropológica de Walter Benjamin e na psicologia de Lev Semenovich Vigotsky, as bases fundamentais de interpretação.
Palavras-chave
Educação; infância; museu de arte.
Texto completo:
Texto completo [PDF]Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias