O CONSUMO NAS PRÁTICAS CULTURAIS INFANTIS: CRIANÇAS E ADULTOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Núbia de Oliveira Santos Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro [FAETEC]

Palavras-chave:

Consumo, criança, escola.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo trazer um estudo sobre as diferentes formas de inserção da criança na cultura do consumo, partindo da análise da fala da criança e da observação das suas práticas culturais entre si e com os adultos no contexto escolar. Apresenta uma apreciação do papel da escola e de situações que dizem respeito à publicidade que tem invadido este espaço. Discute também as questões metodológicas que nortearam a construção do olhar da pesquisadora e a concepção de infância e de criança que a acompanhou durante o processo de escrita do estudo.

Biografia do Autor

Núbia de Oliveira Santos, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro [FAETEC]

Pedagoga, especialista em educação infantil; Mestranda em educação [PUC-Rio]; Professora de educação infantil do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC); Militante do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Santos, N. de O. (2007). O CONSUMO NAS PRÁTICAS CULTURAIS INFANTIS: CRIANÇAS E ADULTOS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista Teias, 6(10-11), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23987

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua