PENSANDO COM CIÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA: A PRAXIS PELA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS

Autores

  • Maria Inês Barreto Netto Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Criança, linguagem, ciência.

Resumo

Este artigo trata de possíveis relações entre aspectos da filosofia da linguagem bakhtiniana e uma proposição de educação pré-escolar em ciências. Nele argumento que o papel do processo de compreensão ativa e responsiva nas interações dialógicas iluminam a relação pedagógica entre professora e alunos da pré-escola e, por estar relacionado aos gêneros discursivos, compreende ações inerentes ao processo de criação de significados das enunciações. Por sua natureza criadora, elas revestem-se de um caráter transformador/criador, ou seja, tais ações se constituem em atividade prático-crítica – a praxis – num pensar com ciência. Dito de outro modo, a ciência é coisa com que pensar sustentada pela praxis de professoras e crianças. Neste artigo trago alguns elementos teóricos de uma pesquisa mais ampla a respeito do trabalho interdiscursivo nas salas de aula de crianças de cinco-seis anos com objetos de conhecimento das ciências, por meio das relações entre as interações discursivas envolvendo a professora, os alunos e o conhecimento científico.

Biografia do Autor

Maria Inês Barreto Netto, Universidade Federal Fluminense

Mestra em Educação, na área Ciências, Sociedade e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora Pedagógica da Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Netto, M. I. B. (2007). PENSANDO COM CIÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA: A PRAXIS PELA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS. Revista Teias, 6(10-11), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23984

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua