PENSANDO COM CIÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA: A PRAXIS PELA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS
Resumo
Este artigo trata de possíveis relações entre aspectos da filosofia da linguagem bakhtiniana e uma proposição de educação pré-escolar em ciências. Nele argumento que o papel do processo de compreensão ativa e responsiva nas interações dialógicas iluminam a relação pedagógica entre professora e alunos da pré-escola e, por estar relacionado aos gêneros discursivos, compreende ações inerentes ao processo de criação de significados das enunciações. Por sua natureza criadora, elas revestem-se de um caráter transformador/criador, ou seja, tais ações se constituem em atividade prático-crítica – a praxis – num pensar com ciência. Dito de outro modo, a ciência é coisa com que pensar sustentada pela praxis de professoras e crianças. Neste artigo trago alguns elementos teóricos de uma pesquisa mais ampla a respeito do trabalho interdiscursivo nas salas de aula de crianças de cinco-seis anos com objetos de conhecimento das ciências, por meio das relações entre as interações discursivas envolvendo a professora, os alunos e o conhecimento científico.
Palavras-chave
Criança, linguagem, ciência.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias