CONSTITUIR-SE PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CAMINHOS E DESCAMINHOS

Nilva Bonetti

Resumo


Aborda-se neste texto a trajetória na construção da identidade e autonomia no fazer docente de duas professoras de Educação Infantil. Através do relato autobiográfico Rita e Luiza falam da escolha do curso de Magistério de 2º Grau de 1ª a 4ª série, com habilitação para Educação Infantil, e da sua carreira como professoras. O relato autobiográfico abrange três fases: a escolha do curso, fatos marcantes durante o curso e os conteúdos da formação, direcionados à Educação Infantil. Traz as lembranças do início da carreira até o domínio da docência na primeira infância. Destacam-se as contribuições da formação em nível médio e como os conhecimentos foram sendo construídos no contexto das instituições.

Palavras-chave


Professores de educação infantil; fazer docente; relato autobiográfico.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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