RUMOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Aristeo Leite Filho

Resumo


As instituições de educação infantil surgiram por uma demanda do adulto, pois com a entrada da mulher no mercado de trabalho, houve a necessidade de um espaço para deixar os filhos. No Brasil, especificamente, a educação infantil passou de um mal necessário, a um direito da mulher trabalhadora e atualmente, torna-se direito da criança. Dentro dessa perspectiva histórica, suas funções passaram por diferentes momentos que ainda persistem numa espécie de inconsciente coletivo dentro de algumas instituições: desde guardiã puramente assistencialista, passando por preparatória ainda com a idéia de educação compensatória ou com objetivo em si mesma.

Palavras-chave


Infância; direitos da infância; educação infantil.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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