RUMOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL

Autores

  • Aristeo Leite Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Infância, direitos da infância, educação infantil.

Resumo

As instituições de educação infantil surgiram por uma demanda do adulto, pois com a entrada da mulher no mercado de trabalho, houve a necessidade de um espaço para deixar os filhos. No Brasil, especificamente, a educação infantil passou de um mal necessário, a um direito da mulher trabalhadora e atualmente, torna-se direito da criança. Dentro dessa perspectiva histórica, suas funções passaram por diferentes momentos que ainda persistem numa espécie de inconsciente coletivo dentro de algumas instituições: desde guardiã puramente assistencialista, passando por preparatória ainda com a idéia de educação compensatória ou com objetivo em si mesma.

Biografia do Autor

Aristeo Leite Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Diretor da Escola Oga Mitá. Mestre em Educação pela PUC-Rio / Doutorando em Educação PUC-RJ. Professor do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Professor do curso de pós-graduação em Educação Infantil da PUC-RJ

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Filho, A. L. (2007). RUMOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. Revista Teias, 6(10-11), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23981

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua