VINHO VELHO EM PIPAS NOVAS: ANOTAÇÕES SOBRE RUPTURAS NA HISTÓRIA DOS MIDIA

Autores

  • Jochen Dietrich Universidade de Siegen

Palavras-chave:

rupturas na história da mídia, fotografia (digital), arte

Resumo

Este ensaio está baseado numa conferência dada durante um workshop de Fotografia Digital, realizado na Escola Superior de Educação de Coimbra, em 2002. Quando eu e os meus colegas planejamos o workshop, descobrimos que tivemos atitudes, idéias e interesses bastante divergentes sobre o tema em questão. As formas como falamos sobre as “novas” imagens eram diferentes, assim como as nossas categorias de pensar, de categorizar e de julgar a imagem digital. Resolvemos, portanto, que a melhor forma de abrirmos um diálogo seria apresentando não somente uma, mas três introduções. Elas enfocariam as abordagens de cada um de nós, ressaltando, ao mesmo tempo, alguns dos aspectos mais importantes do imaginário digital. Falamos, então, sobre: a fotografia digital na fotografia aplicada e no mercado, a fotografia digital na educação/no ensino e a fotografia digital nas artes plásticas. O presente texto insere-se na última destas áreas temáticas. Pretende ser uma reflexão sobre o fato curioso de que, por enquanto, não verificamos nada de novo no reino das imagens.

Biografia do Autor

Jochen Dietrich, Universidade de Siegen

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Siegen [Alemanha]; Fotógrafo; Professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, [Portugal] ; Professor do Curso Internacional de Doutoramento em Ciências de Educação da Universidade de Siegen.

Publicado

06-10-2007

Como Citar

Dietrich, J. (2007). VINHO VELHO EM PIPAS NOVAS: ANOTAÇÕES SOBRE RUPTURAS NA HISTÓRIA DOS MIDIA. Revista Teias, 4(7), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23970