FORMAÇÃO DOCENTE E A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE PROFISSIONAL – A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA DA CADES (1957 – 1963)

Autores

  • Rita de Cássia Prazeres Frangella Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Identidade docente, currículo, leitura, formação de professores.

Resumo

Este estudo, que integra pesquisa desenvolvida sobre a experiência de formação de professores na Universidade do Brasil através da prática no Colégio de Aplicação/ CAp (1948-1968) desta instituição, analisa a publicação da Revista Escola Secundária promovida pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES) do Ministério da Educação (MEC), editada entre 1957-1963, interrogando-a a partir dos significados que esta faz emergir para a produção de identidades docentes. Argumento que a leitura propiciada pela revista investe-se do objetivo de fundar uma nova racionalidade docente, calcada na renovação técnico-metodológica da escola secundária. A revista se constituiu dispositivo pedagógico de formação do magistério tendo como parâmetro as práticas instituídas no Cap. É possível perceber a articulação da formação desenvolvida no CAp e uma publicação comprometida com o processo de significação e produção de sentidos para a prática docente. Através da sua publicação mobilizam-se forças que pretendem alterar tanto o discurso pedagógico como as práticas que a partir dele se desenrolam. Os padrões estabelecidos para a atuação criam uma nova ordem do que é legítimo e ilegítimo, servindo como instrumento de legitimação, controle e regulação dos sentidos e práticas possíveis para o exercício docente e que se pretende padrão para as escolas secundárias do país.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Frangella, R. de C. P. (2007). FORMAÇÃO DOCENTE E A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE PROFISSIONAL – A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA DA CADES (1957 – 1963). Revista Teias, 4(7), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23966

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua