FORMAÇÃO DOCENTE E A EMERGÊNCIA DE UMA NOVA IDENTIDADE PROFISSIONAL – A REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA DA CADES (1957 – 1963)

Rita de Cássia Prazeres Frangella

Resumo


Este estudo, que integra pesquisa desenvolvida sobre a experiência de formação de professores na Universidade do Brasil através da prática no Colégio de Aplicação/ CAp (1948-1968) desta instituição, analisa a publicação da Revista Escola Secundária promovida pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES) do Ministério da Educação (MEC), editada entre 1957-1963, interrogando-a a partir dos significados que esta faz emergir para a produção de identidades docentes. Argumento que a leitura propiciada pela revista investe-se do objetivo de fundar uma nova racionalidade docente, calcada na renovação técnico-metodológica da escola secundária. A revista se constituiu dispositivo pedagógico de formação do magistério tendo como parâmetro as práticas instituídas no Cap. É possível perceber a articulação da formação desenvolvida no CAp e uma publicação comprometida com o processo de significação e produção de sentidos para a prática docente. Através da sua publicação mobilizam-se forças que pretendem alterar tanto o discurso pedagógico como as práticas que a partir dele se desenrolam. Os padrões estabelecidos para a atuação criam uma nova ordem do que é legítimo e ilegítimo, servindo como instrumento de legitimação, controle e regulação dos sentidos e práticas possíveis para o exercício docente e que se pretende padrão para as escolas secundárias do país.

Palavras-chave


Identidade docente; currículo; leitura; formação de professores.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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