A TELEVISÃO E O CENÁRIO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
A TV está muito mais presente em nosso cotidiano do que se imagina e já se tornou tão natural que nem mesmo percebemos sua presença. Ela não ocupa apenas o espaço do lar, mas quase todos os espaços da contemporaneidade. Sua onipresença tem reflexos no nosso cotidiano e influi na forma como a criança conhece o mundo à sua volta.
Estudos de alguns autores sustentam que a criança sabe mais sobre o mundo tal como é apresentado pela televisão do que sobre o mundo como descrito nas salas de aula e nos livros didáticos.
Este texto propõe-se a refletir e relacionar os conceitos de criança, escola e televisão. É na relação entre eles que buscaremos caminhar pensando sobre o cenário do conhecimento das crianças na contemporaneidade.
Estudos de alguns autores sustentam que a criança sabe mais sobre o mundo tal como é apresentado pela televisão do que sobre o mundo como descrito nas salas de aula e nos livros didáticos.
Este texto propõe-se a refletir e relacionar os conceitos de criança, escola e televisão. É na relação entre eles que buscaremos caminhar pensando sobre o cenário do conhecimento das crianças na contemporaneidade.
Palavras-chave
Conhecimento; televisão e criança.
Texto completo:
Texto completo [PDF]Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias