QUANDO A ROTINA É O IMPREVISTO, OU O DIÁLOGO ENTRE O PRÉ-ESTABELECIDO E O CONTEXTO DOS ACONTECIMENTOS NA SALA DE AULA

Marisa Narcizo Sampaio

Resumo


Fruto de pesquisa com registros de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos que atuam no interior do Brasil, o artigo trata da relação do imprevisto, como concretização da incerteza a que estamos permanentemente submetidos na vida, e o planejamento das atividades pedagógicas para a sala de aula (pré-estabelecido), como tentativa de domar a incerteza (contexto dos acontecimentos). Esta relação é discutida na sua intersecção com a reflexão sobre a prática pedagógica e com a formação contínua dessas professoras.

Palavras-chave


Registros; imprevisto; planejamento.

Texto completo:

Texto completo [PDF]

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional