ALTERNATIVAS PARA UM OLHAR SOBRE A INDISCIPLINA

Maurício Rocha Cruz

Resumo


O presente estudo reflete sobre um problema que ocupa atualmente marco central nos debates entre professores e outros profissionais de ensino do Instituto de Aplicação da Uerj: a indisciplina. Este texto levanta dados, e os analisa, oferecendo uma visão crítica das causas despertadoras dos casos disciplinares. Cresce a suspeita de que a indisciplina esteja obtendo formas cada vez mais explícitas devido o fato de a escola estar despreparada para receber um sujeito-histórico com outras demandas e valores com os quais a instituição de ensino não está trabalhando. É assim que pretendemos levantar esta discussão no decorrer deste estudo.

Palavras-chave


indisciplina; formação de professores; cotidiano escolar

Texto completo:

Texto completo [PDF]

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional