A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO PROGRAMA NOVA ESCOLA/RJ – COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E EXCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Zacarias Jaegger Gama Faculdade de Educação [UERJ]

Palavras-chave:

avaliação, competências e habilidades, Programa Nova Escola, políticas públicas

Resumo

Situado no âmbito da educação pública do Rio de Janeiro, este texto discute a avaliação do desempenho dos alunos no Programa Nova Escola, instituído pelo Decreto Estadual 25.959/2000. Seu objetivo é compreender e trazer à luz as inflexões que esta avaliação impõe, sendo orientado pelas seguintes questões: Como esta avaliação se estrutura? Qual sua natureza? Quais seus impactos em termos de inclusão e exclusão social? Metodologicamente compreende análises de discursos e textos com circulação nas escolas, imprensa e mídia eletrônica. A argumentação admite que esta avaliação implica profundas mudanças na natureza do ensino, no papel dos professores, nos objetivos das práticas de ensino e da avaliação da aprendizagem. Conclui explicitando sua natureza condutivista e inserção em uma linha de ressignificação de intentos educacionais característicos da avaliação tecnicista, mas que, ao contrário das expectativas explícitas, cria espaços de exclusão social, ao avaliar, distinguir e diferenciar os alunos.

Biografia do Autor

Zacarias Jaegger Gama, Faculdade de Educação [UERJ]

Doutor em Educação [UFRJ]; Professor adjunto da Faculdade de Educação [UERJ].

Publicado

06-09-2007

Como Citar

Gama, Z. J. (2007). A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO PROGRAMA NOVA ESCOLA/RJ – COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E EXCLUSÃO SOCIAL. Revista Teias, 3(6), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23928