ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: O CASO DE PORTO ALEGRE E A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO

Autores

  • José Clóvis de Azevedo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

política pública, participação, mercoescola, escola cidadã

Resumo

Este ensaio trata de uma análise sobre as implicações entre políticas construídas participativamente e projetos educacionais, apresentando a experiência de Porto Alegre com o pressuposto participativo e identificando aspectos desta política como cimento de uma escola cidadã: contraponto do projeto hegemônico neoliberal representado, na educação pela mercoescola. No desenvolvimento do tema é contextualizada historicamente a organização econômica e política brasileira e a reação das práticas centralizadas e tecnocráticas com a privatização do Estado. No âmbito educacional a mercoescola vem a representar a escola voltada aos interesses do mercado. A reversão dessa privatização se dá, em Porto Alegre, com o pressuposto participativo no qual a participação popular se constitui como seu elemento principal na escola cidadã, a expressão de valores como emancipação, trabalho coletivo, respeito as diferenças, afirmação da identidade, práticas de igualdade, solidariedade, conhecimento como experiência histórica e cidadania plena como utopia de realização das relações macro e micro sociais aplicadas na educação.

Biografia do Autor

José Clóvis de Azevedo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul [UERGS] (2000/2003); Secretário Municipal de Educação de Porto Alegre [RS] (1997/2000).

Publicado

06-09-2007

Como Citar

de Azevedo, J. C. (2007). ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO: O CASO DE PORTO ALEGRE E A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO. Revista Teias, 3(6), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23923