UM CERTO PROFESSOR RIVADÁVIA: A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

  • Maria Angélica Alves Instituto de Aplicação [UERJ]

Palavras-chave:

livros e leitores, práticas de leitura, escola e professores

Resumo

O artigo retoma a discussão sobre a leitura e suas implicações pedagógicas, avaliando que a escola representa um valioso espaço de democratização do acesso ao livro e aos materiais escritos, em geral, e reconhecendo, ainda, a necessidade de revisão das práticas desenvolvidas no processo de formação do leitor contemporâneo. A leitura compartilhada no espaço da sala de aula é enfocada, no texto, como uma das práticas eficazes na construção permanente da história de leitor de crianças e jovens, pois favorece o intercâmbio de conhecimentos, interesses e modos de leitura. O professor Rivadávia, figura relembrada saudosamente pelo escritor Alberto Manguel, ilustra a importância da ação competente de sujeito-leitor do professor na aprendizagem escolar da leitura.

Biografia do Autor

Maria Angélica Alves, Instituto de Aplicação [UERJ]

Professora Doutora em Literatura Brasileira; Professora Adjunta da UERJ – Instituto de Aplicação; Procientista UERJ/Faperj.

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Alves, M. A. (2007). UM CERTO PROFESSOR RIVADÁVIA: A ESCOLA E A FORMAÇÃO DO LEITOR. Revista Teias, 3(5), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23916