PELO DISCURSO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DA NET: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Glória de Melo Tonácio Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

adolescentes, internet, escola.

Resumo

Este trabalho pretende analisar o uso didático de gêneros discursivos e textuais como objeto de prática pedagógica no contexto escolar, mediado pelas vozes dos adolescentes, alunos/usuários da internet, como parte da pesquisa “A construção/produção da escrita na internet e na escola: uma abordagem sociocultural”, na qual buscamos o processo de produção-construção da escrita e a compreensão dos gêneros presentes na prática pedagógica. Para tal, entrevistamos, na forma presencial, nove adolescentes (12/18 anos), oriundos de escolas públicas e particulares de Juiz de Fora – MG, no período de dezembro de 2000 a fevereiro de 2001, através de gravação em áudio e vídeo. Logo após, as entrevistas foram transcritas e analisadas. Nossa investigação sedimenta-se na abordagem qualitativa e na perspectiva socioistórica.

Biografia do Autor

Glória de Melo Tonácio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação pela UFJ; Professora do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II [Rio de Janeiro].

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Tonácio, G. de M. (2007). PELO DISCURSO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DA NET: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Teias, 3(5), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23912

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua