PELO DISCURSO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DA NET: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
adolescentes, internet, escola.Resumo
Este trabalho pretende analisar o uso didático de gêneros discursivos e textuais como objeto de prática pedagógica no contexto escolar, mediado pelas vozes dos adolescentes, alunos/usuários da internet, como parte da pesquisa “A construção/produção da escrita na internet e na escola: uma abordagem sociocultural”, na qual buscamos o processo de produção-construção da escrita e a compreensão dos gêneros presentes na prática pedagógica. Para tal, entrevistamos, na forma presencial, nove adolescentes (12/18 anos), oriundos de escolas públicas e particulares de Juiz de Fora – MG, no período de dezembro de 2000 a fevereiro de 2001, através de gravação em áudio e vídeo. Logo após, as entrevistas foram transcritas e analisadas. Nossa investigação sedimenta-se na abordagem qualitativa e na perspectiva socioistórica.Downloads
Publicado
31-08-2007
Como Citar
TONÁCIO, Glória de Melo. PELO DISCURSO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DA NET: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 15 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23912. Acesso em: 13 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.