PELO DISCURSO DE ADOLESCENTES USUÁRIOS DA NET: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS E TEXTUAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Glória de Melo Tonácio

Resumo


Este trabalho pretende analisar o uso didático de gêneros discursivos e textuais como objeto de prática pedagógica no contexto escolar, mediado pelas vozes dos adolescentes, alunos/usuários da internet, como parte da pesquisa “A construção/produção da escrita na internet e na escola: uma abordagem sociocultural”, na qual buscamos o processo de produção-construção da escrita e a compreensão dos gêneros presentes na prática pedagógica. Para tal, entrevistamos, na forma presencial, nove adolescentes (12/18 anos), oriundos de escolas públicas e particulares de Juiz de Fora – MG, no período de dezembro de 2000 a fevereiro de 2001, através de gravação em áudio e vídeo. Logo após, as entrevistas foram transcritas e analisadas. Nossa investigação sedimenta-se na abordagem qualitativa e na perspectiva socioistórica.

Palavras-chave


adolescentes; internet; escola.

Texto completo:

Texto completo [PDF]

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional