A PESQUISA ESCOLAR EM TEMPOS DE INTERNET

Autores

  • Alessandra Sexto Bernardes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Olívia Paiva Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

pesquisa escolar, leitura e escrita na internet, teoria enunciativa de Bakhtin

Resumo

A questão que nos propomos a discutir no presente trabalho envolve a problemática da pesquisa da e para a escola. Pretendemos, no decorrer deste trabalho, compreender, através do discurso de adolescentes entrevistados, estudantes/internautas, a construção/produção da pesquisa escolar, mais especificamente aquela que se processa no e pelo contexto hipertextual da internet, buscando a sua funcionalidade no contexto do ensino e o seu papel na constituição do sujeito leitor-escritor. Com suporte na teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin, procuramos analisar a questão da autoria da pesquisa escolar, focalizando-a em sua dimensão textual/discursiva.

Biografia do Autor

Alessandra Sexto Bernardes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Olívia Paiva Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora regente B-1-E. Fundamental da Gerência de Educação Básica e Docente de Pós-graduação (especialização) da Universidade Estácio de Sá.

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Bernardes, A. S., & Fernandes, O. P. (2007). A PESQUISA ESCOLAR EM TEMPOS DE INTERNET. Revista Teias, 3(5), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23911

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua