FORMAÇÃO E MUDANÇA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS
Resumo
Inúmeras discussões sobre formação de professores focalizam, prioritariamente, as ações institucionalizadas dirigidas, implícita ou explicitamente, ao domínio de conteúdos de ensino e à modelagem da ação docente. A possibilidade de situar a formação docente no terreno amplo dos processos de mudança social – ricamente analisados por autores de diferentes perspectivas, como Gramsci e Thompson, Foucault, Deleuze e Negri – evidencia os limites dessa concepção de “formação”, que negligencia aspectos de grande importância analítica para o aprofundamento do tema. Trata-se de aspectos difusos e complexos presentes nas trocas, enfrentamentos e resistências que surgem do convívio com alunos e pais e das interlocuções com os programas dirigidos à ordenação da vida escolar, aspectos que devem ocupar posição de maior destaque nas reflexões e proposições sobre formação docente.
Palavras-chave
formação de professores; educação; mudanças educacionais
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias