FORMAÇÃO E MUDANÇA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS

Autores

  • Ana Lúcia C. Heckert Universidade Federal Fluminense
  • Eveline Bertino Algebaile Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

formação de professores, educação, mudanças educacionais

Resumo

Inúmeras discussões sobre formação de professores focalizam, prioritariamente, as ações institucionalizadas dirigidas, implícita ou explicitamente, ao domínio de conteúdos de ensino e à modelagem da ação docente. A possibilidade de situar a formação docente no terreno amplo dos processos de mudança social – ricamente analisados por autores de diferentes perspectivas, como Gramsci e Thompson, Foucault, Deleuze e Negri – evidencia os limites dessa concepção de “formação”, que negligencia aspectos de grande importância analítica para o aprofundamento do tema. Trata-se de aspectos difusos e complexos presentes nas trocas, enfrentamentos e resistências que surgem do convívio com alunos e pais e das interlocuções com os programas dirigidos à ordenação da vida escolar, aspectos que devem ocupar posição de maior destaque nas reflexões e proposições sobre formação docente.

Biografia do Autor

Ana Lúcia C. Heckert, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela UFF; Professora da Faculdade de Psicologia da UFES.

Eveline Bertino Algebaile, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela UFF; Professora da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Heckert, A. L. C., & Algebaile, E. B. (2007). FORMAÇÃO E MUDANÇA: REFLEXÕES COMPARTILHADAS. Revista Teias, 3(5), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23909

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua