O ENSINO DA LEITURA E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO PROFESSOR

Autores

  • Carmi Ferraz Santos Universidade de Campinas

Palavras-chave:

leitura, ensino, formação de professores.

Resumo

Neste trabalho, nos propomos a discutir alguns aspectos da formação em serviço na área de Língua Portuguesa e, mais especificamente, no que diz respeito ao ensino da leitura. Faremos, primeiramente, um breve passeio pelos caminhos que a escola tem percorrido no ensino da leitura, examinando como tem se processado a formação de professores alimentada e alimentadora de uma concepção tradicional de leitura e escrita. Trataremos ainda da leitura não como objeto escolar, mas principalmente como prática social e quais implicações esta forma de entender a leitura acarreta no seu ensino. Por fim, discutiremos de que modo pode o professor através da formação em serviço construir esta perspectiva de leitura.

Biografia do Autor

Carmi Ferraz Santos, Universidade de Campinas

Doutoranda em Lingüística Aplicada – IEL/Unicamp; Mestre em Educação pela UFPE.

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Santos, C. F. (2007). O ENSINO DA LEITURA E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO PROFESSOR. Revista Teias, 3(5), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23907

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua