O ENSINO DA LEITURA E A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO PROFESSOR

Carmi Ferraz Santos

Resumo


Neste trabalho, nos propomos a discutir alguns aspectos da formação em serviço na área de Língua Portuguesa e, mais especificamente, no que diz respeito ao ensino da leitura. Faremos, primeiramente, um breve passeio pelos caminhos que a escola tem percorrido no ensino da leitura, examinando como tem se processado a formação de professores alimentada e alimentadora de uma concepção tradicional de leitura e escrita. Trataremos ainda da leitura não como objeto escolar, mas principalmente como prática social e quais implicações esta forma de entender a leitura acarreta no seu ensino. Por fim, discutiremos de que modo pode o professor através da formação em serviço construir esta perspectiva de leitura.

Palavras-chave


leitura; ensino; formação de professores.

Texto completo:

Texto completo [PDF]

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional