A LEITURA DOS FUTUROS PROFESSORES: POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marlene Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

leitura, pedagogia da leitura, política de leitura

Resumo

O objetivo do estudo é analisar as práticas de leitura de um grupo de 25 alunas do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, UFRJ, futuras professoras de educação básica. Considera-se a leitura atividade intelectual da máxima importância na formação de licenciandos, sobre a qual os estudantes devem receber orientação teórico-metodológica. Os dados empíricos, obtidos numa pesquisa-ação, são analisados à luz do modelo interativo de leitura (Kleiman, 1989a, 1989b, 1993), segundo o qual existe uma inter-relação entre sistemas cognitivos e lingüísticos do leitor no momento em que este busca compreender os sentidos do texto, e dos estudos da sociologia da leitura (Cavallo e Chartier, 1998; Chartier, 1999, 1993; Fraisse, 1993). Conclui-se que é preciso criar uma política de leitura na universidade, para facilitar o acesso aos textos impressos e digitalizados, e defende-se uma pedagogia da leitura, que exigiria dos docentes universitários uma tomada de consciência de seu papel de formadores de leitores.

Biografia do Autor

Marlene Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências da Educação; Professora da Faculdade de Educação da UFRJ; Coordenadora de Integração Acadêmica de Extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ.

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Carvalho, M. (2007). A LEITURA DOS FUTUROS PROFESSORES: POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Teias, 3(5), 19 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23905