A LEITURA DOS FUTUROS PROFESSORES: POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O objetivo do estudo é analisar as práticas de leitura de um grupo de 25 alunas do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, UFRJ, futuras professoras de educação básica. Considera-se a leitura atividade intelectual da máxima importância na formação de licenciandos, sobre a qual os estudantes devem receber orientação teórico-metodológica. Os dados empíricos, obtidos numa pesquisa-ação, são analisados à luz do modelo interativo de leitura (Kleiman, 1989a, 1989b, 1993), segundo o qual existe uma inter-relação entre sistemas cognitivos e lingüísticos do leitor no momento em que este busca compreender os sentidos do texto, e dos estudos da sociologia da leitura (Cavallo e Chartier, 1998; Chartier, 1999, 1993; Fraisse, 1993). Conclui-se que é preciso criar uma política de leitura na universidade, para facilitar o acesso aos textos impressos e digitalizados, e defende-se uma pedagogia da leitura, que exigiria dos docentes universitários uma tomada de consciência de seu papel de formadores de leitores.
Palavras-chave
leitura; pedagogia da leitura; política de leitura
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias