O PROJETO EDUCATIVO DO MERCOSUL: NOTAS SOBRE A PROBLEMÁTICA INTERNACIONAL

Autores

  • Roberto Alfredo Miranda Universidade Nacional de La Plata

Palavras-chave:

relações interculturais, regime internacional educativo do Mercosul, função educativa

Resumo

Neste trabalho são analisados os aspetos mais importantes do que é o setor educativo do Mercosul, dando especial prioridade às conseqüências internacionais. Se formula a hipótese que a educação não pode ser a encarregada de fortalecer a integração, porque não há um intercâmbio e uma transação política destinada a apoiar o projeto educativo do Mercosul. Partindo deste princípio, se discutem os modelos de administração aplicados e que representam a tentativa de relacionar o setor educativo com o processo de integração. Simultaneamente, se evidenciam as causas, os assuntos em debate e os problemas que obstaculizam aos Ministérios de Educação dos Países sócios aproveitarem esta oportunidade política, como é a de poder contar com um âmbito internacional específico para fazer frente à complexidade dos laços intersociais e às relações transnacionais.

Biografia do Autor

Roberto Alfredo Miranda, Universidade Nacional de La Plata

Investigador do Conicet; Professor da Universidade Nacional de Rosário; Professor da Universidade Nacional de La Plata.

Publicado

28-08-2007

Como Citar

Miranda, R. A. (2007). O PROJETO EDUCATIVO DO MERCOSUL: NOTAS SOBRE A PROBLEMÁTICA INTERNACIONAL. Revista Teias, 2(4), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23895