A DIMENSÃO AMBIENTAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ENFOQUES DE UMA PESQUISA DIAGNÓSTICA NO ÂMBITO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O texto apresenta resultados de projeto de pesquisa voltado à dimensão ambiental da educação escolar, envolvendo diagnóstico de campo quanto às 1a-4a séries do ensino fundamental, no âmbito da rede escolar pública da cidade de Paranaguá, apontando: necessidade de integração efetiva de programas e campanhas relativos a meio ambiente (por instituições e órgãos públicos) com os planos curriculares das escolas; carência de referenciais teórico-metodológicos consistentes, por parte do pessoal escolar amostralmente atingido, para a efetivação de um trabalho sobre conteúdos de meio ambiente; e características de objetividade e realismo das representações dos alunos quanto aos seus ambientes de vida.
Palavras-chave
dimensão ambiental; tendência ecológico-preservacionista; tendência socioambiental
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias