CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Lílian Maria de Lacerda

Resumo


O título reporta-se a algumas considerações sobre o ensino da leitura e da literatura numa sociedade cujo processo de formação e de instrução pública está em discussão e desenvolvimento. Rever a sociedade império-republicana, entre meados do século XIX e o início do século XX, implica, no interior deste artigo, problematizar algumas de suas práticas, entre elas, as de escolarização. Nesse sentido, reaproprio-me de uma parcela da produção historiográfica com a qual venho debruçando-me, tais como: textos de época, autobiografias femininas, teses e artigos científicos. Essa documentação ajuda a elucidar alguns aspectos sobre essa sociedade, seus modelos de socialização do conhecimento e o papel da escola nessa dinâmica.

Palavras-chave


leitura; educação; feminino

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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