CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Lílian Maria de Lacerda Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

leitura, educação, feminino

Resumo

O título reporta-se a algumas considerações sobre o ensino da leitura e da literatura numa sociedade cujo processo de formação e de instrução pública está em discussão e desenvolvimento. Rever a sociedade império-republicana, entre meados do século XIX e o início do século XX, implica, no interior deste artigo, problematizar algumas de suas práticas, entre elas, as de escolarização. Nesse sentido, reaproprio-me de uma parcela da produção historiográfica com a qual venho debruçando-me, tais como: textos de época, autobiografias femininas, teses e artigos científicos. Essa documentação ajuda a elucidar alguns aspectos sobre essa sociedade, seus modelos de socialização do conhecimento e o papel da escola nessa dinâmica.

Biografia do Autor

Lílian Maria de Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutoranda pelo Centre de Histoire Culturelle et Societés Contemporaines/ Université de Versailles, en Saint – Quentin – Yvelines; Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação [UFMG].

Publicado

28-08-2007

Como Citar

de Lacerda, L. M. (2007). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Revista Teias, 2(4), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23885