ENTRE A MORAL E A ASSISTÊNCIA: PROFESSORAS E ALUNAS EM ESCOLAS EM CONTEXTOS DE POBREZA NA ARGENTINA, NA ÚLTIMA DÉCADA DO SÉCULO XX

Autores

  • Patricia Redondo Faculdade de Filosofia e Letras

Palavras-chave:

pobreza, gênero, educação

Resumo

Este trabalho se inscreve em uma linha de investigação que aborda e problematiza a relação entre educação e pobreza. Nesse sentido, indagar as realidades educativas em contextos de pobreza na Argentina, na última década do século XX, significou conhecer e reconhecer como se produzem e se acentuam os processos de diferenciação nas escolas e de que modo isso é ampliado quando se entrelaça com a problemática de gênero. Em particular, a investigação nos permitiu levantar os diferentes posicionamentos assumidos pelas professoras que trabalharam nas escolas em contextos de pobreza, frente às alunas que, além de “pobres”, são crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Patricia Redondo, Faculdade de Filosofia e Letras

Patricia Redondo Curso Superior em Ciências Sociais [FLACSO] Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Pedagógicas Maria Vilte de CTERA e da Faculdade de Filosofia e Letras [UBA]

Publicado

22-08-2007

Como Citar

Redondo, P. (2007). ENTRE A MORAL E A ASSISTÊNCIA: PROFESSORAS E ALUNAS EM ESCOLAS EM CONTEXTOS DE POBREZA NA ARGENTINA, NA ÚLTIMA DÉCADA DO SÉCULO XX. Revista Teias, 2(3), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23875