ENTRE A MORAL E A ASSISTÊNCIA: PROFESSORAS E ALUNAS EM ESCOLAS EM CONTEXTOS DE POBREZA NA ARGENTINA, NA ÚLTIMA DÉCADA DO SÉCULO XX

Patricia Redondo

Resumo


Este trabalho se inscreve em uma linha de investigação que aborda e problematiza a relação entre educação e pobreza. Nesse sentido, indagar as realidades educativas em contextos de pobreza na Argentina, na última década do século XX, significou conhecer e reconhecer como se produzem e se acentuam os processos de diferenciação nas escolas e de que modo isso é ampliado quando se entrelaça com a problemática de gênero. Em particular, a investigação nos permitiu levantar os diferentes posicionamentos assumidos pelas professoras que trabalharam nas escolas em contextos de pobreza, frente às alunas que, além de “pobres”, são crianças e adolescentes.

Palavras-chave


pobreza; gênero; educação

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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