ESCOLA E POLÍTICA LINGÜÍSTICA EM MOÇAMBIQUE: A CIDADANIA AMEAÇADA

José de Sousa Miguel Lopes

Resumo


Neste texto, procuro analisar o modo como, em Moçambique, as políticas educacionais do pós-independência (1975), em particular no campo lingüístico, pautaram-se por uma fraca vontade de ampliar as oportunidades educacionais, visando à construção da cidadania para todas as crianças moçambicanas. Após a independência, a língua portuguesa foi instituída como oficial e como garantia da unidade nacional, não se atribuindo às línguas autóctones moçambicanas uma função social específica. A marginalização destas línguas contribuiu para o fracasso do rendimento escolar e afetou a preservação de valores culturais da sociedade. O respeito e a promoção das línguas autóctones devem ser reconhecidos, antes de tudo, como poderosos meios de democratização.

Palavras-chave


cidadania; política lingüística; línguas autóctones

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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