MODELOS DE CIDADANIA E DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO

Autores

  • Lílian do Valle Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

educação pública, escola pública, cidadania

Resumo

Mais do que expressão corriqueira e quase um slogan para muitos dos que se dedicam às questões da escola pública, a formação dos cidadãos tornou-se uma preocupação central para a reflexão educacional e um enorme desafio para as sociedades contemporâneas. Como objeto de elucidação filosófica, o conceito de cidadania tem uma longa história que deve ser recuperada, de forma a dotar de bases mais sólidas a atual discussão; mas, como objeto de construção política, em cada sociedade a cidadania tem uma significação particular que se elabora, ou não, a partir de um percurso que não começa com o relativo sucesso que o termo vem encontrando nos meios educacionais, mas é também determinado por sentidos instituídos, ao longo do tempo, na sociedade brasileira. Assim, a análise dos sentidos que podem revestir, filosófica ou historicamente, a noção de cidadania é, a nosso ver, tarefa essencial para a educação, para a qual este artigo pretende contribuir, a partir de algumas observações que certamente permanecerão bastante limitadas.

Biografia do Autor

Lílian do Valle, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Professora Titular de Filosofia da Educação [Faculdade de Educação/UERJ]

Publicado

22-08-2007

Como Citar

do Valle, L. (2007). MODELOS DE CIDADANIA E DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO. Revista Teias, 2(3), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23868

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua