OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES: O IMPACTO DE UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Iza Locatelli ProPEd

Palavras-chave:

padrões de representação, professores, mudança curricular.

Resumo

Considerou-se neste estudo, resultado de trabalho de defesa de tese aprovada pela PUC/Rio em 1998, que as escolas são contextos onde representações vão sendo formadas, construídas em interação com as condições materiais, culturais e ideológicas de um dado contexto em um determinado momento. Procurou-se compreender os padrões de representação dos professores de 140 escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro sobre a proposta de mudança curricular realizada no período de 1993 a 1996. Realizou-se uma análise de conteúdo sobre os textos produzidos pelas escolas durante a discussão da mesma. Pode-se observar uma notável semelhança entre os padrões de representação das escolas de acordo com o modo como se implicam com a proposta.

Biografia do Autor

Iza Locatelli, ProPEd

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – MEC [Brasília]

Publicado

08-08-2007

Como Citar

Locatelli, I. (2007). OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES: O IMPACTO DE UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Revista Teias, 1(2), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23847

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua