OUVINDO AS VOZES DOS PROFESSORES: O IMPACTO DE UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Iza Locatelli

Resumo


Considerou-se neste estudo, resultado de trabalho de defesa de tese aprovada pela PUC/Rio em 1998, que as escolas são contextos onde representações vão sendo formadas, construídas em interação com as condições materiais, culturais e ideológicas de um dado contexto em um determinado momento. Procurou-se compreender os padrões de representação dos professores de 140 escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro sobre a proposta de mudança curricular realizada no período de 1993 a 1996. Realizou-se uma análise de conteúdo sobre os textos produzidos pelas escolas durante a discussão da mesma. Pode-se observar uma notável semelhança entre os padrões de representação das escolas de acordo com o modo como se implicam com a proposta.

Palavras-chave


padrões de representação; professores; mudança curricular.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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