MEMÓRIA DE PROFESSORES: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE ARGENTINA (1968–1976)

Autores

  • Silvia Alícia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense

Palavras-chave:

memória de professores, experiências pedagógicas, universidade

Resumo

Na Argentina, durante o período compreendido entre os últimos anos da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970, se desenvolveu um amplo movimento de reflexão e crítica no campo da pedagogia institucionalizada que foi acompanhado por uma série de experiências universitárias. No texto se apresenta brevemente o contexto deste processo de transformação, analisando o significado das experiências como parte de um movimento de pedagogia universitária mais amplo e destacando o destino que práticas e idéias tiveram no país. Também se analisam as “memórias” dos professores que empreenderam essa tarefa transformadora. Por último, se especifica o marco teórico que orientou essa análise.

Biografia do Autor

Silvia Alícia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutora em Educação Professora do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem [UENF]

Publicado

02-08-2007

Como Citar

Martínez, S. A. (2007). MEMÓRIA DE PROFESSORES: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE ARGENTINA (1968–1976). Revista Teias, 1(1), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23829