INTELECTUAIS E EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO (1937/1945): O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO RURAL

Autores

  • Adonia Antunes Prado Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

educação, formação de professores, Estado Novo

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é apresentar e discutir algumas formas por meio das quais o governo do Estado Novo tematizou a questão educacional, em especial no que se refere à formação do professor primário rural. A realização do Oitavo Congresso Brasileiro de Educação, no ano de 1942, na cidade de Goiânia, em pleno desenvolvimento da campanha governamental intitulada “Marcha para Oeste”, criou uma oportunidade privilegiada para a reunião de intelectuais ligados ao governo, com diferentes níveis de responsabilidade e de compromisso oficial, bem como de professores, técnicos em educação e outros tipos de profissionais ligados à área da educação. Durante a realização dos debates, afirmou-se a necessi-dade de formação específica para o professor primário rural, dadas as suas responsabilidades frente às circunstâncias impostas pela realidade nacional.

Biografia do Autor

Adonia Antunes Prado, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação Brasileira Professora adjunta da Faculdade de Educação [UFF]

Publicado

02-08-2007

Como Citar

Prado, A. A. (2007). INTELECTUAIS E EDUCAÇÃO NO ESTADO NOVO (1937/1945): O DEBATE SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO RURAL. Revista Teias, 1(1), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23824

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua