FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: ENTRE AVANÇOS LEGAIS E RECUOS PRAGMÁTICOS

Clarice Nunes

Resumo


A reflexão focaliza, de início, a crise dos cursos de pedagogia e de certas propostas atuais na direção da sua mudança para mostrar como se forja uma sistemática desqualificação dos profissionais neles formados. Defende-se uma abordagem de conjunto que trabalhe simultaneamente com a produção da formação docente e a produção da escola. À luz da conjuntura atual e da trajetória das políticas públicas de formação de professores no país examina-se o estatuto profissional da educação, a pauperização do magistério e as mudanças das exigências sociais com relação à instituição escolar. Finalmente, o perfil do profissional da educação e das suas agências de formação são reavaliados mediante as exigências da Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96 e do decreto nº 3.276 de 6/12/1999. Na sucinta reconstituição histórica das políticas públicas de formação docente evidencia-se que na sua implementação convivem avanços legais e recuos pragmáticos.

Palavras-chave


formação docente no Brasil; políticas públicas; história da formação docente

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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