A Revista Teias publica artigos originais e inéditos, referentes à pesquisa na área da educação, considerando a linha editorial da Revista, a seção a que se destina, o tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista.
2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.
3. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo da Comissão Editorial, para verificação de adequação à política editorial definida pelo Conselho Editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas.
3.1. A avaliação preliminar pela Comissão Editorial envolve:
- Adequação ao escopo da Revista e da Seção escolhida;
- Correção sintática, gramatical e ortográfica;
- Adequação do texto ao Template;
- Observância do prazo de dois anos de interstício para publicação de artigos de um/a mesmo/a autor/a;
- Obrigatoriedade de um/a dos/as autores/as ter titulação mínima de doutor/a.
A Revista indica a revisora Lívia Drummond (livialosd@gmail.com) caso os/as autores/as desejem enviar seu artigo antes da submissão.
Obs.: A critério da Comissão Editorial o artigo poderá, nesta etapa preliminar de avaliação, ser aceito ou recusado cabendo ao autor/a identificar a inobservância de um dos aspectos anteriores, podendo proceder a nova submissão após a correção.
4. Observado o cumprimento das exigências da avaliação preliminar, os artigos serão encaminhados, sem identificação a, no mínimo, dois/duas avaliadores/as externos/as para avaliação e emissão de parecer. No caso de discrepância avaliativa, será indicado/a um/a terceiro/a parecerista. O nome dos/as avaliadores/as será mantido em sigilo.
5. A Editora geral da Revista ou Editor/a de Seção Temática notificará o/a autor/a principal se o artigo foi aprovado para publicação, rejeitado (e nesse caso, arquivado) ou se necessita de reformulação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos/as avaliadores/as.
6. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID.
7. Artigos, tanto para a seção temática quanto de demanda contínua, terão extensão entre 25.000 a 45.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol.
8. Os textos de resenha terão, no máximo, 10.000 caracteres com espaços, com resumo em português, inglês e espanhol. Essa produção apresentará comentários sobre obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da educação. O/A autor/a situará o campo a que a obra pertence, apresentará as principais ideias do/a autor/a e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da educação. A resenha conterá todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [300dpi].
9. Os textos de ensaio terão, no máximo, 25.000 caracteres com espaço, com resumo em português, inglês e espanhol.
10. Os textos de entrevista terão entre 18.000 e 25.000 caracteres com espaço, com resumo em português, inglês e espanhol.
11. Os manuscritos serão escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou língua espanhola com, no máximo, 3 autores/as.
12. Os manuscritos serão encaminhados eletronicamente pelo SEER, http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/, indicando a seção a que se refere. Se for destinado a seção temática, deve observar o prazo de envio e o nome da seção, corretamente, sem o que não será considerado. O texto será digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt), em fonte Garamond tamanho 12, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento entre linhas simples e justificado. Para diagramação/formatação do artigo a ser encaminhado, acesse Template Teias no link: https://drive.google.com/file/d/1ZHdqa_WDUC6b05D3EkPQ5ZeWswWo_At5/view?usp=sharing . Só serão admitidos textos desenvolvidos no Template, segundo o padrão adotado pela Revista.
13. Cada artigo será, obrigatoriamente, encabeçado por um título em português, inglês e espanhol. O título não excederá 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol, português e em inglês (com os respectivos resumos). O texto apresentará, inicialmente, um resumo entre 150 e 250 palavras com espaço, em português, inglês e espanhol; para isso, ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol, português e inglês (abstract). O resumo não será redigido em primeira pessoa, e conterá o foco temático, objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho. Três palavras-chave em português, inglês e espanhol serão indicadas ao final dos resumos.
14. O arquivo não excederá o limite de 2Mb, quando for o caso. [DICA] para que seu arquivo não exceda o limite de 2Mb, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos .jpg ou .gif para as imagens. Tabelas e ilustrações deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados e numerados em sequência.
15. O/A(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as), máximo de 3, e o título do artigo serão incluídos, por extenso e caixa baixa nos formulários de metadados; preencha atentamente todas as informações solicitadas. Os/As autores/as indicarão, no artigo, e-mail para divulgação. Incluirão, ainda, afiliação institucional e função profissional/vínculo na/com a instituição de origem, cidade, estado e país e ORCID. Ainda no formulário de metadados, incluirão o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deverá ser disponibilizado o endereço para o link do currículo Lattes. Link para ORCID é obrigatório.
16. Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
17. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação; 5) correção sintática, gramatical e ortográfica, coesão e coerência.
18. As citações seguirão a NBR 6023, de agosto de 2002, da ABNT, que determina: