Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Teias?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

    1. A Revista Teias publica artigos originais e inéditos, referentes à área da educação, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os artigos submetidos deverão ser exclusividade da Revista. Teias estabelece o prazo de dois anos para a publicação de artigos de um/a mesmo/a autor/a.
    2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos de estudos teóricos, pesquisas, ensaios, entrevistas e resenhas.
    3. Os trabalhos deverão ser enviados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo da Comissão Editorial, para verificação de adequação à política editorial definida pelo Conselho Editorial da Revista e do cumprimento de exigências normativas. Em seguida, os artigos serão encaminhados, sem identificação a, no mínimo, dois/duas avaliadores/as externos (para emissão de parecer). No caso de discrepância avaliativa, será indicado um/a terceiro/a parecerista. O nome dos/as avaliadores/as será mantido em sigilo.
    4. O Editor geral da Revista notificará o/a autor/a principal se o artigo foi aprovado para publicação, rejeitado ou se necessita de reformulação. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos/as avaliadores/as.
    5. Todos/as os/as autores/as deverão, obrigatoriamente, indicar no campo próprio seu cadastro de ORCID.
    6. Artigos, tanto para a seção temática quanto de demanda contínua, terão extensão entre 25.000 a 45.000 caracteres, com resumo em português, inglês e espanhol.
    7. Os textos de resenha terão, no máximo, 10.000 caracteres, com resumo em português, inglês e espanhol. Essa produção apresentará comentários sobre obra recente, ou relançamento de algum clássico no campo da educação. O/A autor/a situará o campo a que a obra pertence, apresentará as principais ideias do/a autor/a e uma apreciação crítica sobre a obra, referindo sua contribuição para o contexto teórico e prático da educação. A resenha conterá todas as informações bibliográficas destinadas à identificação do trabalho comentado, bem como a imagem da capa do livro, digitalizada em formato “.jpg” [300dpi].
    8. Os textos de ensaio terão, no máximo, 25.000 caracteres, com resumo em português, inglês e espanhol.
    9. Os manuscritos serão escritos, preferencialmente, em língua portuguesa ou língua espanhola com, no máximo, 3 autores/as.
    10. Os manuscritos serão encaminhados eletronicamente pelo SEER, http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/, indicando a seção a que se refere. O texto será digitado no editor Microsoft Word (doc, docx, rtf, txt), em fonte Garamond tamanho 12, margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm, espaçamento entre linhas simples e justificado. Para diagramação/formatação do artigo a ser encaminhado, acesse Template Teias no link: https://drive.google.com/open?id=12pDmz6SPKM0HGkqgYCVO5QlwEJBSAtvq
    11. Cada artigo será, obrigatoriamente, encabeçado por um título em português, inglês e espanhol. O título não excederá 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. O texto apresentará, inicialmente, um resumo entre 600 e 900 caracteres (cerca de 150 palavras) com espaço, em português, inglês e espanhol; para isso, ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol, português e inglês (abstract). O resumo não será redigido em primeira pessoa, e conterá o foco temático, objetivos, método, resultados e conclusões do trabalho. Três palavras-chave em português, inglês e espanhol serão indicadas ao final dos resumos
    12. O arquivo não excederá o limite de 2Mb, quando for o caso. [DICA] para que seu arquivo não exceda o limite de 2Mb, todas as imagens devem ser incorporadas ao documento base em seu tamanho original (isto é, não devem ser redimensionadas no próprio documento base), com 72dpi de resolução máxima. Convém utilizar os formatos .jpg ou .gif para as imagens. Tabelas e ilustrações deverão ter título, fonte e ano em que foram inseridos ou elaborados e numerados em sequência.
    13. O/A(s) nome(s) do/a(s) autor(es/as), máximo de 3, e o título do artigo serão incluídos, por extenso e caixa baixa nos formulários de metadados; preencha atentamente todas as informações solicitadas. Os/As autores/as indicarão, no artigo, e-mail para divulgação. Incluirão, ainda, afiliação institucional e função profissional/vínculo na/com a instituição de origem, cidade, estado e país e ORCID. Ainda no formulário de metadados, incluirão o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deverá ser disponibilizado o endereço para o link do currículo Lattes. Link para ORCID é obrigatório.
    14. Os textos serão escritos de forma clara e fluente. Notas de rodapé só serão utilizadas para alguma informação de caráter explicativo. O/A autor/a cuidará para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como: “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação” etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.
    15. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área da educação.
    16. As citações seguirão a NBR 10.520, de agosto de 2002, da ABNT, que determina:

    – citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Deve constar a indicação do/a autor/a da citação.

    Exemplos:

    No final da citação: “Citação”. (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

    No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) afirma que: “[...] citação”.

    – citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO/A AUTOR/A CITADO/A, ano, p. 123).

    – citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do/a autor/a consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do/a autor/a; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

    – devem ser usados os seguintes recursos:

    [...] para indicar supressões;

    [   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

    itálico para dar ênfase;

    (informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.

    grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)

    17. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do/a(s) autor(es/as).

    18. A revisão ortográfica e gramatical, em português e inglês, é de inteira responsabilidade do/a(s) autor(es/as) do artigo.

    19. As referências bibliográficas deverão apresentar-se em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor em caixa-alta (maiúsculas), segundo a norma NBR 6023, da ABNT. Alinhamento do texto justificado, espaçamento simples, com 3pt de espaço entre cada referência (se usar o modelo aqui, já está formatado).

    Mesmo quando o autor se repetir, não use mais ______ (underline) com 7 toques, como anteriormente. Repita o nome do autor integralmente.

    Exemplos:

    — Livro de um só autor:

    SOBRENOME, Nome. Título em itálico (subtítulo sem destaque). Local de edição: Editora, ano de edição.

    — Livro de dois autores:

    SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

    — Livro de três autores:

    SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

    — Livro de mais de três autores:

    SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

    — Capítulo em livros:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo/capítulo sem aspas ou itálico. In: SOBRENOME, Nome (ed./org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final.

    — Artigos em Revistas:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, v. (volume), n. (número), p. (página(s), mês abreviado/mês abreviado, ano.

    — Dissertações e Teses:

    SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em X ou Doutorado em X), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

    — Artigos em jornais:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, n. (número), p. (página(s).

    — Trabalho em evento:

    SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: Nome do evento em itálico, ano, local, Título dos Anais em itálico. Local de Edição: Editora, ano. p. (página(s).

    — Material disponível na internet:

    Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em link. Acesso em (data do acesso com mês abreviado e ponto em seguida à abreviatura. Ex: 10 jan. 2019).

    Para evitar a identificação do autor, em caso de ser citado e incluído nas referências, usar a expressão AUTOR ou (AUTOR, ano, p. )

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outra revista. 
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (97-2003), OpenOffice ou RTF.
  3. O texto está redigido conforme as Normas da Revista, disponíveis em Diretrizes para autores/as. Contém resumo, título e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos: permitem acesso à fonte quando clicados.
  5. O manuscrito não possui identificação de autoria. Obrigatoriamente todos os dados de autoria e instituição dos proponentes no sistema da Revista.
  6. Todos os autores e coautores possuem e indicaram em campo próprio seu cadastro de ORCID.
  7. A Revista Teias condena o plágio, nas suas mais diversas formas, e interpelará os/as autores/as, sempre que o percentual de similaridade com outros textos atingir níveis elevados. Se confirmado plágio, Teias não aceitará o texto em análise, nem mais trabalhos das pessoas envolvidas.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.