O beato rábula: traços de um imaginário jurídico no Arraial de Canudos / The devotee self-taught lawyer: Traces of a legal Imaginary in the Camp of Canudos

Autores

Palavras-chave:

História do Direito, Imaginário jurídico, Arraial de Canudos / Legal history, Legal imaginary, Camp of Canudos.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2019/43546

Resumo

O presente artigo aborda o imaginário jurídico brasileiro no início da República Velha tomando como chave-interpretativa a insurreição popular do Arraial de Canudos. Utilizando como metodologia de interpretação das fontes a relação entre imaginação e direito, a análise de elementos da cultura jurídica no período e dos escritos de Antônio Conselheiro revela indícios da permanência, às portas do século XX, de um imaginário jurídico de fortes tendências pré-modernas.

Palavras-chave: História do Direito; Imaginário jurídico; Arraial de Canudos.

Abstract

The present paper addresses the Brazilian’s early Old Republic legal imaginary taking as key of reading the popular insurrection of the Camp of Canudos. Using the relation between imagination and law as methodology for the interpretation of the sources, the analysis of some elements of the legal culture on the studied period and of the Antônio Conselheiro’s manuscripts leads to evidences of the fixedness, almost at the 20th Century, of a legal imaginary with strong pre-modern tendencies. 

Keywords: Legal history; Legal imaginary; Camp of Canudos.  

Biografia do Autor

Rennan Klingelfus Gardoni, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Direito do Estado no Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES/PROEX com dedicação exclusiva. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Integrante do Núcleo História, Direito e Subjetividade do PPGD-UFPR.

Sérgio Said Staut Júnior, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1999), Mestre (2002) e Doutor (2009) pelo Programa da Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Fez pós-doutorado na Università degli Studi di Firenze, Itália (entre 2014 e 2015). Atualmente é professor Associado de Teoria do Direito nos Cursos de Graduação e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná - UFPR, professor Adjunto de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, professor do Centro de Estudos Jurídicos do Paraná - Curso Luiz Carlos, professor da Escola da Magistratura Federal do Paraná - ESMAFE, professor da Escola da Magistratura do Paraná - EMAP e professor da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná - Fempar. Integrante do Núcleo de Pesquisas de História, Direito e Subjetividade do PPGD/UFPR. Membro do Instituto Brasileiro de História do Direito - IBHD. Tem experiência nas áreas de Teoria do Direito, História do Direito e Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: posse, propriedade, codificação e direitos autorais.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

Gardoni, R. K., & Staut Júnior, S. S. (2020). O beato rábula: traços de um imaginário jurídico no Arraial de Canudos / The devotee self-taught lawyer: Traces of a legal Imaginary in the Camp of Canudos. Revista Direito E Práxis, 11(3), 1756–1782. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/43546

Edição

Seção

Artigos inéditos