“A vida mera das obscuras”: sobre a vitimização e a criminalização da mulher / “The mere life of obscures”: about women's victimization and criminalization

Autores

  • Paula Durks Cassol Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Beatriz Oliveira da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Priscila Valduga Dinarte Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Criminologia feminista, Vitimização da mulher, Criminalização da mulher / Feminist criminology, Woman victimization, Woman criminalization.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2017/25503

Resumo

O trabalho visa responder a questão: como vem sendo construída a percepção da mulher na criminologia, a partir da perspectiva feminista? Para tanto, valeu-se do método monográfico, procurando abordar criticamente a criminologia feminista e os processos de vitimização e criminalização da mulher, podendo se afirmar a necessidade de uma perspectiva macrossociológica na construção da mulher como um sujeito de direitos com suas particularidades.

Palavras-chaves: Criminologia feminista; Vitimização da mulher; Criminalização da mulher.

Abstract

This paper aims to answer the following question: how has the perception of women in criminology been developed from the feminist perspective? In order to achieve this aim, the monographic method was used, as a means to critically approach the feminist criminology and the processes of criminalization and victimization of women. It may be argued the need for a macrosociological perspective in the development of women as an individual of rights with particularities.

Keywords: Feminist criminology; Woman victimization; Woman criminalization.

Biografia do Autor

Paula Durks Cassol, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Teorias Jurídicas Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Laboratório de Direitos Humanos (LADIH) da UFRJ. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: pauladcassol@ufrj.br.

Maria Beatriz Oliveira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Direito pela Universidade de Limoges-França. Mestrado em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); graduação em Direito e Letras. Pesquisadora do CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa Direito, Marxismo e Meio Ambiente. Coordenadora dos projetos de extensão O Direito Achado na Rua e Direito em Canto & Verso e do projeto de ensino O referencial teórico marxista através de leituras francesas. E-mail: biabr@hotmail.fr.

Priscila Valduga Dinarte, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - área de concentração Direitos Emergentes da Sociedade Global, na linha de pesquisa Direitos na Sociedade em Rede. Formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Participa do Projeto: O uso das tecnologias da informação e comunicação pelo Poder Judiciário brasileiro: os sites e portais como instrumentos para implementar a Lei nº 12.527/11, orientado pela Profª. Drª. Rosane Leal da Silva. Integrante do Núcleo de Direito Informacional (NUDI) da UFSM, inscrito no CNPq. E-mail: priduga@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2018-05-28

Como Citar

Cassol, P. D., da Silva, M. B. O., & Dinarte, P. V. (2018). “A vida mera das obscuras”: sobre a vitimização e a criminalização da mulher / “The mere life of obscures”: about women’s victimization and criminalization. Revista Direito E Práxis, 9(2), 810–831. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/25503

Edição

Seção

Artigos inéditos