v. 21 n. 4 (2021): Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização

Publicado: 15-12-2021
  • EXPEDIENTE - v21n4

    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64198
  • Consultores ad-hoc

    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64170

Editorial

  • Editorial

    Alice De Marchi Pereira de Souza, Amana Mattos, Ana Maria Jacó Vilela, Anderson Pereira Mendonça, Edna Lúcia Tinoco Ponciano, Filipe Degani-Carneiro, Jimena de Garay Hernández, Laura Cristina de Toledo Quadros, Luiz Fernando Tura, Marcos Vinicius Brunhari, Michelle Menezes Wendling, Patrícia Lorena Quitério, Rosana Lazaro Rapizo, Sabrina Dal Ongaro Savegnago, Vitor Castro Gomes
    1290-1293
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64091

Psicologia Social

  • Pesquisa em Políticas Públicas: Uma Política Investigativa a partir das Noções de Rede e Performance

    Luciana Rodrigues, Neuza Maria de Fátima Guareschi
    1294-1312
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.63941
  • Ateliê Lúdico e Expressivo: Considerações sobre o Brincar com Crianças Acolhidas

    Fernanda Hermínia Oliveira Souza, Sônia Altoé, Leandro França Pacheco
    1313-1329
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.63942
  • Encarceramento Feminino em Presídio Misto

    Caroline Cabral Nunes, João Paulo Sales Macedo
    1330-1351
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.63943
  • Ensino do Criacionismo e da Bíblia nas Escolas Brasileiras: Análise de Proposições Legislativas Atuais

    Tatiana Lionço, Amana Rocha Mattos
    1352-1373
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.63944
  • Compreensão de Trabalho Decente entre Jovens com Baixa Qualificação

    Marcelo Afonso Ribeiro, Bruno Bones Valdo da Costa, Iramaia de Almeida Gonçalves
    1374-1394
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.63945
  • Experiências Familiares de Homens Gays: Cuidado e Proteção como Mecanismos de Manutenção da Heteronormatividade

    Welligton Magno da Silva, Celso Francisco Tondin, Isabela Saraiva de Queiroz
    1395-1415
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.63947
  • Interferências das Residências Multiprofissionais em Saúde na Trajetória Docente de Psicólogos

    Ana Helena Araújo Bomfim Queiroz, Magda Dimenstein, Candida Dantas
    1416-1438
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.63948
  • Recursos de Carreira em Universitários: Evidências Psicométricas do CRQ-S e Correlatos Psicossociais

    Muryan Passamani da Rocha, Alexsandro Luiz De Andrade, Manoela Ziebell de Oliveira
    1439-1458
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64028
  • Memória e Cidade, Fama e Infâmia: O Caso do Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider

    Mariana Zabot Pasqualotto, Andrea Vieira Zanella
    1459-1477
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64030
  • Intersecções entre Gênero, Raça e Pobreza na vida de Mulheres no Nordeste do Brasil

    Vilkiane Natercia Malherme Barbosa, James Ferreira Moura Júnior
    1478-1499
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64031
  • A Experiência de Formação do Primeiro Grupo de Ouvidores de Vozes de Minas Gerais

    Daiana Paula Milani Baroni, Lucas Felipe dos Santos Barbosa, Gabriel Silvestre Minucci, Martha Lages Rodrigues, Lorena Eduarda Mendes Santos, Yandra Oliveira de Sousa, Igor Tomé Silva Santos, Juliana Valeri Simão Trevisan
    1500-1521
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64032
  • Percepção de Desenvolvimento Profissional e de Empregabilidade em Universitários: Uma Análise Comparativa

    Luara Carvalho, Luciana Mourão
    1522-1540
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64033
  • O Uso do Software Iramuteq: Fundamentos de Lexicometria para Pesquisas Qualitativas

    Yuri Sá Oliveira Sousa
    1541-1560
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64034
  • Psychological Suffering, Medicalization and Women: Contributions in the Field of Public Health

    Luciana Fernandes de Medeiros, Gisely da Costa Araújo, Loyanne Monyk Torres Costa, Isabelly Cristina Soares de Oliveira, Renata Meira Veras
    1561-1580
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64035

Dossiê Linguagem, Leitura e Escrita e as Bases Científicas da Alfabetização

  • Editorial

    Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Marcela Fulanete Corrêa
    1581-1585
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64092
  • Conhecimento de Letras em Pré-escolares: Efeitos do Uso de Alfabeto Mnemônico

    Larissa Pedreira Durães, Sylvia Domingos Barrera
    1586-1603
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64036
  • Engajamento Escolar e Preditores Cognitivos da Leitura: um Estudo Longitudinal

    Maria Abigail Aguilar Quirin, Francis Ricardo dos Reis Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo Justi
    1604-1624
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64037
  • Contribuição do Processamento Morfológico para a Velocidade de Leitura ao Final do Ciclo de Alfabetização

    Jane Correa, Fraulein Vidigal de Paula, Alina Galvão Spinillo
    1625-1644
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64038
  • Dupla Rota na Leitura e Compreensão Leitora no Português do Brasil

    Adriana Satico Ferraz, Thatiana Helena de Lima, Adriana Setsumi Higa, Acácia Aparecida Angeli dos Santos
    1645-1664
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64039
  • O Impacto do Programa "Ainda Estou a Aprender" na Fluência Leitora dos Alunos com Dificuldades

    Cláudia Margarida Brito Freire, Maria Isabel Ferraz Festas, Marcelino Arménio Martins Pereira
    1665-1682
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64040
  • Compreensão Leitora: Efeitos do Ensino Explícito no 3º ano do Ensino Fundamental

    Elaine Doroteia Hellwig Braz, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    1683-1702
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64041
  • Avaliação de Efetividade de Programa de Compreensão Leitora - Resultados da Intervenção no Quinto Ano Escolar

    Helena Vellinho Corso, Luciane da Rosa Piccolo
    1703-1727
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64042
  • Avaliação Formal e Conhecimento de Professores sobre o Letramento na Educação Infantil

    Lilian Maria Carminato Conti, Lidia Maria Marson Postalli, Deisy das Graças de Souza
    1728-1750
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64043
  • Alfabetização e Letramento: Uma Discussão sobre Gêneros Textuais Digitais

    Paula Tamyris Moya, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
    1751-1768
    DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2021.64044