Pesquisa em Políticas Públicas: Uma Política Investigativa a partir das Noções de Rede e Performance
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.63941Palabras clave:
políticas públicas, performance, teoria ator-rede, psicologia social, pesquisaResumen
Este artigo objetiva compartilhar a experiência da proposição de uma política de pesquisa em políticas públicas, constituída no campo da Psicologia Social, a partir das contribuições teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede (TAR) e dos estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Frente ao expressivo número de produções acadêmicas em políticas públicas filiadas aos estudos foucaultianos sobre biopolítica, esse trabalho busca contribuir para a afirmação da potência de um percurso teórico-metodológico de pesquisa que nos possibilita interrogar e visibilizar questões diversas em relação ao campo de estudos da biopolítica. Para discussão dessa política investigativa apresentamos as contribuições de uma pesquisa que buscou compreender a produção do vínculo como objeto da Política Nacional de Assistência Social, utilizando como operadores as noções de performance (enact), de Annemarie Mol e de rede, de Bruno Latour. Nesse processo, ressaltamos as mudanças que promoveram deslocamentos de nosso lugar como pesquisadoras e, portanto, em nosso modo de produzir pesquisa e análise no campo das políticas públicas. Por fim, destacamos como essa política investigativa visibiliza o caráter performativo da rede de práticas que produz os objetos que ganham existência na Política Nacional de Assistência Social.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.