Percepção de Desenvolvimento Profissional e de Empregabilidade em Universitários: Uma Análise Comparativa
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.64033Keywords:
desenvolvimento profissional, empregabilidade, planejamento de carreira, universitáriosAbstract
Em um contexto em que cresce o número de desempregados que têm Ensino Superior, o planejamento de carreira pode ser um diferencial importante tanto no desenvolvimento profissional, quanto na empregabilidade de universitários. O objetivo deste estudo foi comparar as percepções de desenvolvimento profissional e de empregabilidade de universitários que planejam ou não sua carreira. Participaram 2.291 universitários de diferentes cursos e instituições (60% mulheres; média de 27 anos). Os instrumentos adotados foram Escala de Percepção Evolutiva do Desenvolvimento Profissional e Escala de Autopercepção de Empregabilidade, ambas com evidências de validade. Nos procedimentos de análises de dados, utilizamos análise de covariância, a fim de comparar grupos sem o possível efeito de covariantes. Os resultados mostraram que aqueles que planejam a carreira, independentemente do momento do curso em que se encontram ou de participarem de atividades acadêmicas complementares, apresentam percepções mais positivas de seu desenvolvimento profissional e de sua empregabilidade. Esses resultados podem gerar impactos para o planejamento de carreira de universitários e oferecer subsídios para futuras pesquisas sobre desenvolvimento profissional e empregabilidade.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.