On Marcuse: critique, liberation, and reschooling in the radical pedagogy of Herbert Marcuse
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2011.8752Palavras-chave:
Herbert Marcuse, Crítica, Libertação, Reeducação, Pedagogia RadicalResumo
Filósofo, teórico social e ativista político, Herbert Marcuse ganhou renome internacional durante os anos 60 como teórico das principais transformações das estruturas de produção social e de reprodução assim como das formas emergentes de resistência à dominação e repressão. Sua teoria da sociedade unidimensional nos proporciona uma perspectiva crítica sobre o capitalismo contemporâneo e das sociedades dos estados comunistas, enquanto sua noção de “A Grande Recusa” lhe deu uma posição reconhecida como teórico das mudanças revolucionárias e “da libertação desta sociedade opulenta”. Como conseqüência. ele se tornou um dos mais influentes intelectuais nos Estados Unidos durante os anos 60 e 70. No entanto, qual seria o legado de Marcuse hoje? Enquanto outros teóricos críticos de sua geração ganharam novos níveis de posição acadêmica, Marcuse parece permanecer uma figura histórica trancada dentro dos dramas dos anos 60. Desta forma, um retorno a Marcuse, como Angela Davis assinalou, parece desviar-se, perigosamente, em direção a uma nostalgia por um tempo passado. Nesteartigo, tentamos mostrar que Marcuse continua a ter significativa relevância e importância na situação contemporânea com relação a educação no mundo industrial avançado. Diante da ascensão das políticas de padronização na esfera da educação, com o estável progresso “da sociedade opulenta” no âmbito das economias ocidentais industrializadas, assim como o declínio do pensamento crítico e dialético no campo da filosofia e ciências sociais e a degradação imediata do meio ambiente, Marcuse fala com clareza para acadêmicos, professores e ativistas interessados na compreensão das complexidades da “contra-revolução e revolta” que ocorrem hoje numa variedade de lugares e domínios. Tentaremos demonstrar, ainda neste artigo, que Marcuse interessava-se pela educação como uma esfera de desenvolvimento crítico radical e de alternativas emancipatórias para toda a sociedade administrada. Pretendemos com este estudo demonstrar que não apenas a relevância de Marcuse mas também a urgência com a qual devemos avaliar sua vida e trabalho sob a luz das continuidades e transformações dentro do presente sistema de relações sociais e instituições desde o tempo deste filósofo até o nosso.Publicado
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